-

Blog sobre mobilidade urbana e bicicletas é escrito por Daniel Guth, diretor de Participação da Associação de ciclistas urbanos de São Paulo e líder da Rede Bicicleta para Todos.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Novo espaço para debater a ciclomobilidade: bem-vindos!

Por Daniel Guth
Mariana Gil/ WRI Brasil | EMBARQ Brasil

Esta é minha estreia no blog A Bicicleta na Cidade.

A proposta aqui é discutir a cidade através da ótica de quem usa e estuda a bicicleta e suas pequenas – enormes! – revoluções.

****

AQUI NÃO

Não espere encontrar aqui dicas de mecânica e quais são as melhores bicicletas para usar em cada situação. Como pedalar na cidade, as dicas para isto, direitos e deveres, são temas importantes mas também não serão aprofundados neste espaço. Já há uma enorme literatura sobre estes aspectos e o Google está aí para quem ainda tem dúvidas sobre se e como usar a bicicleta na cidade.

****

AQUI SIM

Espere encontrar análises críticas sobre as políticas cicloviárias em implantação nas cidades brasileiras. O que estão e não estão fazendo os três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) com relação à mobilidade por bicicletas. Como está a mobilidade urbana no aspecto da exclusão e do apartheid social, das iniquidades entre os modais de transporte, das mazelas do urbanismo rodoviarista.

****

APRESENTAÇÃO PESSOAL

Meu nome é Daniel Guth, sou paulistano e nascido na Lapa. Tenho 31 anos e desde 2008 adotei a bicicleta como meu principal meio de transporte na cidade. Desde então orientei minha vida – pessoal e profissional – para estudar, aprofundar e problematizar todas as dimensões relacionadas à ciclomobilidade.

Em 2009 coordenei a implantação das ciclofaixas de lazer em São Paulo e de novas políticas de inserção da bicicleta no contexto da cidade. Em 2011, juntamente com o Cebrap, fizemos o mapeamento das ciclorrotas da cidade de São Paulo. Ano passado mapeamos as ciclorrotas da cidade de Salvador.

Fui assessor parlamentar da Secretaria de Educação da Prefeitura de São Paulo e coordenador-geral do Programa Escolas de Bicicleta, sistema inédito no mundo de formação de ciclistas urbanos.

Em 2014 inaugurei um boletim diário na Rádio Eldorado chamado São Paulo a Pé, destacando programas e ações para quem caminha e pedala na cidade.

Sou co-autor dos livros A Bicicleta no Brasil (2015) e Desistir nunca foi uma opção (2013). Membro-fundador e Diretor de Participação da Ciclocidade – Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo e líder da Rede Bicicleta para Todos – uma organização com mais de 300 apoiadores visando ampliar o acesso dos brasileiros à bicicleta. Coordeno, ainda, a campanha nacional pelo IPI Zero para bicicletas.

****

Sejam bem-vind@s, portanto, ao blog A bicicleta na cidade.

Concordâncias e discordâncias: usem o Facebook e o Twitter.

Dúvidas e críticas dirigidas: podem mandar um email. Prometo responder.

 

Ao socialismo se vai de bicicleta! E nós – bem – parece que vamos junto.

 

Blogs da Folha

Mais acessadas

Nada encontrado

Categorias

Publicidade
Publicidade
Publicidade