A bicicleta na semana

Por Daniel Guth

Ciclistas sapiens

O Prefeito Fernando Haddad e alguns secretários municipais se reuniram com ciclistas na sede da Prefeitura esta semana. Na abertura da reunião um ciclista puxou uma saudação à mandioca. No meio das discussões sobre o Plano de 400 km de ciclovias, quando Jilmar Tatto disse que a Prefeitura atingiria algumas metas, um ciclista o interpelou e gritou “vamos dobrar a meta, Secretário!”. O Prefeito, já não conseguindo conter o riso, finalizou a provocação: “Se alguém disser mulheres sapiens, nós terminaremos a reunião imediatamente!”.

Ciclovia na periferia

Perguntado se as periferias de São Paulo seriam mais contempladas nos restantes 100 km de ciclovias a serem implantados até o final do ano que vem, o Prefeito respondeu positivamente e determinou que o Secretário Tatto ampliasse a participação dos ciclistas na decisão das vias prioritárias.

Foto: Paulo Preto

Cochichos

Durante a polêmica audiência sobre o aplicativo Uber, que aconteceu na Câmara Municipal de São Paulo, chamou a atenção o clima tenso entre as pessoas que estavam na plateia e os cochichos entre elas. Durante a apresentação da mesa, o engenheiro de tráfego Sérgio Ejzenberg foi apresentado como “comentarista da Rede Globo”. Na plateia dois participantes se olham e comentam “grande m…”.

Legislando e brigando em causa própria

Mais uma vez o Vereador Adilson Amadeu (PTB) roubou a cena na Cãmara Municipal. Conhecido menos por sua produção legislativa e mais pela produção de causos, brigas, tapas e discórdias, Amadeu quase agrediu um estudante de 17 anos durante a audiência pública que debateu o aplicativo Uber. Famoso por legislar em causa própria (Amadeu é despachante e proprietário da empresa SODESP), em 2013 o vereador protagonizou uma batalha inútil e desgastante ao apresentar um projeto de lei obrigando bicicletas a terem licenciamento e emplacamento. Levou uma surra dos ciclistas.

Deu match?

A Associação de Ciclistas Urbanos de São Paulo (Ciclocidade) está realizando uma ampla pesquisa sobre o perfil de uso de bicicleta em São Paulo. Uma das entrevistadoras, ao abordar um ciclista, perguntou:

– O que poderia melhorar no percurso que você faz de bicicleta?

A resposta foi direta:

– Cruzar com você todos os dias.

I’ll be back

Está em discussão entre os ciclistas a eleição da nova diretoria do Instituto CicloBR. A mais nova polêmica é uma possível chapa encabeçada por André Pasqualini, que foi o primeiro diretor da organização e que andava bastante sumido da cena da bicicleta em São Paulo. Aguardem emoções e cenas surrealistas nos próximos capítulos…