Governo do Distrito Federal começa a implantação do projeto ‘mobilidade ativa’ de Águas Claras; confira fotos

Por Daniel Guth

Depois de meses de discussões entre a população local, organizações e coletivos de ciclistas, o Governo do Distrito Federal, através da Secretaria de Estado de Gestão do Território e Habitação, iniciou a implentação do projeto ‘mobilidade ativa’ e da rede cicloviária da região administrativa de Águas Claras, no Distrito Federal.

A intervenção completa compreende, além da implantação de ciclofaixas, também a redução de limites de velocidade de algumas vias, a adoção de “Zonas 30 km/h” (com medidas de acalmamento de tráfego), além de espaços mais qualificados para pedestres e ciclistas.

Apesar de ter sido concebido com ampla participação da população local interessada, o projeto encontrou resistência de alguns moradores do bairro e quase foi abandonado pela gestão do Governador Rodrigo Rollemberg (PSB).

No início de Fevereiro o presidente da NOVACAP – a empresa pública responsável por parte da implantação do projeto – chegou a responder, por email, que só retomaria o projeto quando houvesse “o deslinde da contenda entre usuários de automóveis e de bicicletas”.

Em nota, a ONG Rodas da Paz questionou a postura do Governo Rollemberg e buscou esclarecer alguns fatos:

Dado que o projeto não se encontra sub judice e não há base formal que questione a execução do projeto Mobilidade Ativa, parece descabido que uma política pública não seja cumprida, havendo a devida autorização legal dos órgãos pertinentes e orçamento disponível. Tal omissão na execução abre margem para qualquer política pública ser engavetada em função de boatos sem fundamentação técnica, ou de comentários nas mídias sociais de cidadãos indispostos a cumprir com a lei.

No início do mês de Março, em evento externo de inauguração de 11 novas estações das bicicletas compartilhadas de Brasília, o Governador Rollemberg foi confrontado publicamente por manifestantes para dar um posicionamento sobre a implantação definitiva do projeto de Águas Claras. Até um abaixo-assinado foi criado para pressionar o governo. Constrangido, o governador não se posicionou publicamente.

Quase vinte dias depois, porém, equipes da NOVACAP foram vistas e as primeiras sinalizações começaram a ser feitas. As fotos abaixo foram enviadas por moradores do bairro e compreendem a primera etapa de intervenções do projeto.

De acordo com Renata Florentino, presidente da ONG Rodas da Paz: “o projeto sair do papel é uma conquista importante da população de Águas Claras. O bairro vai finalmente começar a parecer um bairro planejado, com as transformações que ocorrerão já nos próximos meses. A torcida é que as pessoas que ainda não estavam suficientemente impactadas para usarem bicicletas, que se sintam estimuladas a experimentar a bicicleta dentro do seu bairro, deixando o carro em casa, inclusive para chegar até o metrô e ir para outra cidade. Águas Claras está vivendo um momento de ocupação dos espaços públicos e a bicicleta vem somar a este movimento”.

Sobre a possibilidade de ampliação desta experiência para outros setores administrativos do Distrito Federal, Florentino revela que “Taguatinga e Ceilândia já estão se mobilizando para receber o projeto mobilidade ativa e estamos na torcida para que o exemplo de Águas Claras seja um marco na mudança dos paradigmas das políticas de transportes no Distrito Federal”, concluiu.

Confira as fotos, enviadas com exclusividade à Folha:

 

Foto: Rodas da Paz/Divulgação
Foto: Rodas da Paz/Divulgação

 

Foto: Rodas da Paz/Divulgação
Foto: Rodas da Paz/Divulgação

 

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Foto: Rodas da Paz/Divulgação

 

Foto: Rodas da Paz/Divulgação
Foto: Rodas da Paz/Divulgação